segunda-feira, 5 de março de 2012

MAIS UM MOTIVO: DIVULGANDO GERAL


Contemplado no edital da Rede Nacional Funarte Artes Visuais, o projeto "Me dê Motivos OPA+GIA" inclui performances dos coletivos Opavivará! (RJ) e GIA (BA)

Publicado em 5 de março de 2012ImprimirAumentar fonte
Os grupos de artes visuais Opavivará!, do Rio de Janeiro, e GIA, de Salvador, realizam , de 29 de fevereiro a 10 de março uma residência artística, na Capital baiana. O encontro, que inclui performances nas ruas de Salvador, possibilita o compartilhamento de ideias, pesquisas, projetos, e experiências e processos de trabalho das duas equipes. A ação faz parte do projeto “Me dê motivos OPA+GIA”, contemplado no edital da Rede Nacional Funarte Artes Visuais – 8ª edição.
São selecionados, a cada ação do projeto, para intercâmbio e parceria, dois grupos que participem ativamente da cena de arte contemporânea, com exposições e intervenções, no Brasil e no exterior. As ações do “Me dê motivos” são voltadas para o público e realizadas juntamente com ele. A proposta inclui, ainda, a disponibilização das atividades na Internet, em tempo real.
A ideia básica do projeto é convidar os espectadores a se tornarem também artistas, participando efetivamente das obras, e envolver o público afetivamente com o trabalho. O Opavivará! e o GIA vão atuar nas ruas de de Santo Antônio – bairro histórico de Salvador, próximo ao Pelourinho e às Sete Portas, e de seu entorno. “São áreas de intenso comércio informal, turismo, especulação imobiliária e contrastes absurdos, cheia de especificidades, belezas e contrastes”, comenta Ana Luiza Hupe, realizadora do projeto. Ela explica que o coletivo GIA já tem trabalhado intensamente nestes locais. Os artistas partem da relação entre moradores e transeuntes com a região e interagem com eles.
De forma parecida, o coletivo Opavivará!, tem realizado o que chama de “experiências poéticas coletivas interativas”, desde sua criação, em 2005. Para o grupo, estas ações devem estimular arte e poesia nos espaços ocupados e promover uma “desconstrução temporária das estruturas de poder”, tanto na arte quanto na própria sociedade. “Em nossas experiências, buscamos deslocar todos os participantes de suas funções institucionais (artista, autor, crítico, curador, galerista, público, espectador, etc.) transportando-os para o campo experimental das relações poéticas”, dizem os integrantes do grupo. “Desenvolvemos ações em espaços envolventes, onde o público não é apenas convidado a interagir, mas a ação depende da participação dele para acontecer. Assim, tiramos o espectador de sua função tradicional e o colocamos no lugar do artista”, explica o grupo que, nesse trabalho, pretende gerar um questionamento sobre a vida cotidiana.
Além das residências e do intercâmbio o “Me dê Motivos OPA + GIA” vai proporcionar a ida do Opavivará! para o FIAR, encontro de coletivos organizado pelo GIA, que será na cidade de Cachoeira (BA). Este encontro  também foi contemplado na Rede Funarte de artes Visuais.
O primeiro contato entre o GIA e o Opavivará! foi em 2008, no Encontro de Coletivos Brasil e Espanha, em Madri. O diálogo prosseguiu em 2010, nos Encontros Contemporâneos da Arte, no Museu de Arte Moderna (MAM)-RJ.
Projeto “Me dê Motivos OPA + GIA”Residência e performances coletivas dos grupos Opavivará e GIA
29 de fevereiro a 10 de março
Bairro Santo Antônio e adjacências – Salvador (BA)
Contemplado no Edital da Rede Nacional Artes Visuais – 8ª Edição(segundo semestre de 2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário